Concurso PF: ministro confirma 2 mil vagas e quer dobrar efetivo

Área

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, confirmou oficialmente que o novo concurso PF será para o preenchimento de 2 mil vagas, sendo mil ainda este ano e as demais no ano que vem.

Em declaração dada, durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública (CSP) desta quarta, 9, o ministro falou sobre a necessidade de novos policiais federais e destacou o desejo de dobrar o efetivo.

Lewandowski abordou diversos temas, entre eles a PEC sa Segurança Pública, apresentada na última terça-feira, dia 8, durante reunião com os líderes partidários na Câmara dos Deputados.

Vale lembrar que o próprio ministro já havia antecipado a oferta de 2 mil vagas em janeiro deste ano, quando o novo concurso foi anunciado após reunião com a ministra da Gestão, Esther Dweck, e com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

Segundo ele, a realização do novo concurso tem o aval do presidente Lula, que reconhece a importância de recompor o efetivo da Polícia Federal com novos servidores ainda este ano.

PF terá edital “o mais breve possível”

O prazo máximo estipulado pela portaria de autorização é de até seis meses, o que leva o limite até agosto. No entanto, o edital não deve demorar a ser publicado.

Segundo a própria corporação, o documento será divulgado “o mais breve possível”. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a Polícia Federal afirmou que:

Para que o documento possa ser divulgado, no entanto, a banca organizadora ainda precisa ser definida. O procedimento já está em andamento, mas ainda não foi concluído internamente.

Sobre os requisitos, é importante destacar que todos os cargos autorizados exigem nível superior e, além disso, será necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

  • Para os cargos de agente, escrivão e papiloscopista, serão aceitas graduações em qualquer área.
  • Para o cargo de delegado, será exigido o bacharelado em Direito.
  • Já para o cargo de perito criminal federal, a graduação deverá ser em uma área específica, conforme estabelecido no edital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *