O processo de escolha da banca organizadora do CNU 2025 já foi iniciado. De acordo com fontes , o termo de referência foi enviado a dez instituições que estão na disputa pela organização do certame.
Durante a coletiva de imprensa que anunciou oficialmente o Concurso Nacional Unificado, a ministra Esther Dweck confirmou que o documento estava finalizado e que seria encaminhado às principais bancas organizadoras ainda na segunda-feira, 28 de abril.
A reportagem apurou, que, o nome de três instituições que receberam o termo de referência. São elas:
- Instituto AOCP;
- Idecan;
- Cesgranrio.
Os nomes das outras sete bancas ainda não foram confirmados. No entanto, é possível que estejam entre elas instituições renomadas, como o Cebraspe, a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Outros nomes também ganham destaque por terem realizado concursos de grande porte recentemente, como o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pelo concurso dos Correios.
Quem também tem se destacado é o Instituto Consulpam, confirmado como organizador do concurso da Conab, além do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), que conduziu as seleções para Diplomata e para o SESMT dos Correios.
Banca do CNU será contratada até junho
Agora que as bancas já receberam o termo de referência, o próximo passo será o envio, por parte de cada instituição, da proposta de preço ao Ministério da Gestão e da Inovação, caso tenham interesse em participar.
Vale destacar que o envio do documento pelo MGI não garante que a banca será habilitada ou demonstrará interesse em participar, apenas indica que foi formalmente contatada pela pasta.
De acordo com o cronograma divulgado pelo MGI, a contratação da banca está prevista para ocorrer até meados de junho. Confira a seguir as estimativas:
- contratação da banca organizadora: até meados de junho/2025;
- edital e inscrições: julho/2025;
- prova objetiva: 5 de outubro de 2025, à tarde;
- prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 7 de dezembro de 2025; e
- divulgação dos resultados: fevereiro/2026.
Na edição inaugural do Concurso Nacional Unificado, realizada em 2024, a Fundação Cesgranrio foi a responsável pela organização. No entanto, a abertura de uma nova chamada pública não exclui a fundação da disputa atual.
A Cesgranrio continua apta a ser contratada novamente, mas enfrenta a concorrência de outras instituições de grande porte que também demonstram interesse no processo.
A organizadora selecionada ficará encarregada de receber as inscrições, elaborar os exames e aplicar as provas em mais de 200 cidades em todo o país.