Vai ter CNU todo ano? Entenda modelo do concurso unificado

Área

O segundo Concurso Nacional Unificado (CNU) já foi confirmado para 2025. Com duas edições consecutivas, cresce a expectativa de que o modelo se torne anual, assim como o Enem. Mas será que o CNU será aplicado todos os anos?

A resposta ainda não é definitiva, mas há indícios de que essa possibilidade está no radar do governo federal. Entenda o que já foi dito sobre a periodicidade do CNU e o que pode acontecer nos próximos anos.

Governo já anunciou um novo CNU para 2025

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos já confirmou que haverá uma nova edição do CNU em 2025. Em publicação nas redes sociais, o órgão garantiu:

“Parabéns a todos os participantes e pra quem não passou, não se preocupe, o CPNU 2 vem aí”, afirmou o Ministério da Gestão, nas redes sociais.

Apesar da confirmação, o número de vagas e os órgãos que vão aderir ao novo CNU ainda não foram divulgados. No entanto, algumas instituições já demonstraram interesse na participação.

CNU pode seguir modelo do Enem?

Desde o seu anúncio, em 2023, o CNU ficou conhecido como Enem dos Concursos, sendo comparado ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já que ambos unificam processos seletivos em uma única prova.

O Enem acontece todos os anos e se consolidou como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Mas será que o CNU pode seguir esse mesmo caminho?

A principal diferença entre os dois modelos está na necessidade de novas seleções. 

Enquanto o Enem ocorre anualmente para atender às vagas do ensino superior, a realização de um CNU depende da demanda por novas contratações e da disponibilidade orçamentária do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *